jump to navigation

Alô professor Pasqualle! agosto 18, 2006

Posted by Luiz Fernando in Leitura Digestiva, Quase engraçado, Tosqueiras.
trackback

A mesma revista Época mencionada no post anterior traz na reportagem de capa os blogs. Que estão crescendo absurdamente, que é criado um novo blog por segundo no mundo. Também citam os mais bem sucedidos: no Brasil, o interney e no mundo, o engadget (que eu já lia há um bom tempo, foi uma surpresa). Mencionam que ‘Blog‘ foi escolhida a palavra do ano (2005) nos EUA. O que eu quero saber é se a palavra ‘blog‘ já foi abrasileirada. Quero dizer: já entrou para o dicionário? Cito-as aqui em itálico, como palavra estrangeira. Mas não estou certo disso. O correto é escrever blogue ou em inglês, mesmo? Alô professor Pasqualle! HELP! :-)

Comentários»

1. auditoria - fevereiro 13, 2007

como é a forma correta de escrever a frase abaixo:
Estou “ha cerca” de 03 anos trabalhando no setor… ou Estou acerca de 03 anos trabalhando no setor…

2. Douglas Teixeira Cardelli - abril 27, 2007

Qual a forma correta? No final do curso ou ao final do curso

3. Solange Santana - maio 22, 2007

Prof. bom dia!
Surgiu uma grande dúvida em minha vida:- Como utilizar a palavra Haja ou Aja? na seguinte frase:- Aja didim p fazer todos estes cursos ? ou Haja didim….?

4. Rosimeire - junho 29, 2007

Tenho uma dúvida Saint Germain e nome próprio.

5. Jeanne - julho 25, 2007

Tenho uma dúvida escrevo cito a rua tal ou sito a rua tal? Qual é o correto?

6. Luis pedro Junior - agosto 15, 2007

solicitei a pouco ou solicitei há pouco ??????

7. João Chiarélli Salgado - setembro 20, 2007

Levando em consideração que a palavra micro é prefixo e, portanto não deveria ter plural, em sua utilização em composição de razão social de uma empresa como ficaria?

01 – Associação de Micro e Pequenas Empresas ? ou

02 – Associação das Micros e Pequenas Empresas?

Luiz Oliveira - março 22, 2011

Frase 01 correta

Micro e pequenas empresas.

8. Jocielly - janeiro 22, 2008

Olá professor como conjugar o verbo adequar no tempo presente do modo indicativo. Obrigada.

Luiz Oliveira - março 22, 2011

Não sou o professor… mas é bem fácil
Eu adequo
Tu adequas
Ele adequa
Nós adequamos
Vós adequeis
Eles adequam

9. Giuliana - fevereiro 11, 2008

Gostaria de saber a forma correta de escrever a seguinte frase:
” nada haver com o que falei” ou “nada a ver com o que falei”?
Obrigada

10. ERIKA - abril 24, 2008

COMO DEVE-SE PRONUNCIAR O NOME DO ,OSQUITO DA DENGUE
AEDES AEGYPTI OU EDES EGYPTI?

OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

11. Raquel Marques andrade - outubro 1, 2008

Professor bom dia! Por favor me tire uma dúvida
Na frase: Estou sem dirigir à muito tempo
Esse à é:
Com ha ou com à

Aguardo seu retorno
Obrigada
Raquel

12. Maria Ribeiro - julho 14, 2009

Professor, gostaria de saber como usamos a palavra “cito” ou “sito” para dizer : sito(cito) á rua volluntários da Pátria.

13. antonio edson - julho 22, 2009

professor
como posso compreender esta frase
viagens de estudo, estágio ou trabalho poderá ser concedida pelo
período necessário.

a duvida é
viagens de estudo, viagens de estagio, viagens de trabalho = uma situação só
ou
só viagens de estudo, outro modo estudo (para estudar), outro modo para trabalho (trabalhar) = tres situações diferentes

Luiz Oliveira - março 22, 2011

Antônio,
Estou certo de que na sua dúvida, a compreensão correta é que trata-se de uma mesma situação, e você percebe isso pelo uso do “ou” entre os dois últimos tipos.

Ou seja, é uma coisa ou outra.

14. Kelly Cristina - setembro 20, 2009

Professor,

O senhor poderia me ajudar na escrita de dois termos?

O correto é ano-calendário ou ano calendário? Vida útil-econômica ou vida útil econômica?

Desde já agradeço pela ajuda.

15. SAHM LIMA - outubro 29, 2009

Tenho uma duvida: residente na rua tal, ou a rua tal?, qual a forma correta de escrever?

16. Eduardo - 29 de novembro de 2009. - novembro 29, 2009

Ilustre professor PASQUALLE,

O correto é:
escola (doutrina, filosofia) pitagórica, platônica ou,
escola (doutrina, filosofia) pitagorista, platonista ou,
escola-pitagórico,
doutrina-platônico,
filosofia-neopitagórico (neoplatônico), ou neopitagorista, etc.
Agradeço a gentileza de sua atenção e AGUARDO a especial fineza do seu esclarecimento.
OBRIGADO – Eduardo

17. TRINDADE JUNIOR - janeiro 1, 2011

Socorro professor! Surgiu um novo termo na língua? Agora falam na “PRESIDENTA”. Quer dizer que temos a partir de agora “GERENTA”, “SUPERINTENDENTA”, “SUPLENTA” etc?

18. Ana - janeiro 22, 2011

Boa noite…tenho um amigo que diz assim…vamos no colocar em pés…gostaria de saber qual a forma correta…em pé ou em pés…e por quê?

19. fatima a s d coelho - março 16, 2011

Professor bom dia, é correto se escrever sito com s ou com c …

Luiz Oliveira - março 22, 2011

Sou estudante de Engenharia Civil, mas tenho aulas de Leitura e Produção de textos, e neste caso acima, as duas formas estão corretas o que irá lhe obrigar a utilizar “S” OU “C” será sobre o que se refere.
Ex:

(Indicação de endereço)
Sito a rua Teodoro
Ele citou a rua Teodoro
As duas formas estão corretas, o que diferiu foi que na primeira, a informação é de situado a Rua Teodoro e na segunda é que alguém fez uma “citação” a rua Teodoro.

20. Duvida cruel.... - janeiro 23, 2012

Boa tarde!! Alguém pode me corrigir ou afirmar se estou correta?
Tenho um edital de convocação (que segue no corpo do email) onde aparece o endereço do local onde será realizada a reunião, e acima dele estou utilizando a seguinte frase: na sala de reuniões do (sala onde será realizada a reunião) – cito???(sito??) a Av. (onde será realizada a reunião), conforme edital de convocação abaixo.
Qual aplicação está correta???


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

